sábado, 1 de agosto de 2009

Colocação (ou não) de bomba de insulina

Temos falado com várias pessoas acerca da colocação de uma bomba infusora de insulina.
É um tratamento relativamente novo e desconhecido para a grande parte dos diabéticos.
Aqueles que já ouviram falar em bombas de insulina sentem-se geralmente indecisos quanto à colocação ou não deste dispositivo. É realmente um pouco assustador imaginarmo-nos ligados a um aparelho electrónico 24h por dia. Ter sempre um cateter "espetado" na pele. Poder ser criticado quando as pessoas que nos rodeiam reparam facilmente que somos diabéticos e (muito coitadinhos!!) temos que tomar insulina. Não esquecendo os custos que actualmente ainda são elevados.
No entanto, actualmente é o tratamento que melhor "imita" o funcionamento do nosso pâncreas! Segundo a opinião de vários "bombásticos" (diabéticos com bomba de insulina - decidimos optar por esta designação pois a palavra "bombistas" tem uma conotação um pouco negativa/assustadora) o cateter nem se sente e pode ser colocado num local bem discreto e acabamos por nos esquecer que estamos ligados a um aparelho electrónico. E os resultados têm sido bastante animadores para a maioria dos diabéticos.

Secreção de insulina de quem não tem diabetes

Libertação de insulina na bomba infusora


Se já és bombástico ou estás na dúvida se queres passar a ser deixa-nos aqui a tua opinião! Fala acerca da experiência da utilização de bomba de insulina/canetas de insulina. Vantagens/desvantagens e duvidas acerca de cada tipo de tratamento. O objectivo é podermo-nos ajudar num momento de escolha que é bem complicado...


1 comentário:

  1. OI, meu nome é Athayde, sou diabético a mais de 5 anos, e sou totalmente a favor de esporte para diabéticos, criei um blog www.diabeticoluta.blogspot.com e um grupo no googel groups, tem um link no meu blog é só se inscrever.

    ResponderEliminar

O que é um SIC de Insulina?




É uma alternativa para pessoas com diabetes tratadas com terapia intensiva, e que regularmente medem sua glicemia capilar.

O SIC de insulina substitui as injeções com seringa ou caneta. É usada ajustada ao corpo, num cinto, etc.

Após programação seguindo as necessidades individuais libera continuamente (através de um conjunto de infusão) insulina de ação ultra - rápida (insulina Lispro® ou Aspart®) para atender a necessidade basal de insulina do organismo.

A insulina necessária para "cobrir" o carboidrato/açúcar das refeições (bolus de refeição) e eventuais elevações (bolus de correção) é liberada pelo sistema, pressionando-se um botão.

Como resultado, o organismo é adequadamente suprido com insulina de uma forma que imita a ação do pâncreas.

A vida com o Sistema de Infusão Contínua (SIC) de insulina é muito mais simples e conveniente.

Na terapia com o SIC de insulina (infusão subcutânea contínua de insulina), não existe a necessidade de diversas aplicações de insulina ao dia.

Pelo contrário, o Sistema de Infusão Contínua (SIC) de insulina é um equipamento que fornece de forma contínua a insulina necessária ao seu organismo.

Esta forma de terapia simula a liberação natural de insulina do pâncreas.

Receitas Diabetes

Tarte de Chocolate
Colaboração Hermesetas

Ingredientes:

Base da Tarte:

  • 120 g de farinha
  • 3 Cs de Granulado Hermesetas
  • 60 g de manteiga endurecida e cortada em pequenos cubos
  • 100 g de requeijão de baixo teor de gordura

Recheio:

Confecção:

Coloque a farinha, as Hermesetas e a manteiga numa tigela.
Misture rapidamente a farinha e a manteiga com as pontas dos dedos. Deite o Requeijão e forme uma bola rapidamente. Deixe repousar durante 30 minutos. Unte a forma de tarte (26 a 28 cm de diâmetro).
Estenda a massa formando uma fina rodela. Pique com um garfo.
Aqueça previamente o forno à temperatura de 220ºC e coza a tarte durante 12 a 15 minutos.
Numa tigela misture todos os ingredientes para o recheio.
Espalhe uniformemente pela massa e volte a colocar no forno por mais 15 minutos ou até que o recheio reduza o suficiente.
Sirva morno ou frio.


Total Receita Por dose
Joules
7566
631
Calorias
1809
151
Glucídeos g
116
9,7
Lípideos g
114
9,5



Reunião Preparação